Tuas Lutas
As tuas lutas em casa são diversas, como inúmeras devem ser fora do lar; entretanto, onde moras com a tua família deves depositar toda a tua confiança e fazer por onde nascer o amor na plenitude de todos os esforços conjugados. Nasceste para combater, em primeiro lugar, contigo mesmo; eis o melhor empenho, porque vencendo a ti mesmo, todos os caminhos se abrem e as dificuldades desaparecem – sabes de onde? – De tua própria mente. E elas, deixando de existir no teu mundo íntimo, fazem com que as exteriores percam as características ofensivas. Em tempos idos, para defesa da honra travava-se o duelo; e o vencedor da luta física, eliminando o vencido, posicionava-se como homem de coragem e honrado. O passar dos tempos, sob as bênçãos da evolução, de modo a aproximar mais do Evangelho o coração, ajudou a inteligência a compreender que o homem mais honrado é aquele que conhece a ele mesmo e que vence as suas próprias dificuldades.
Pedimos para que compreendas que ninguém é contra ninguém; se existe alguém te ofendendo e te fazendo mal, és tu mesmo. Não culpes os outros pelas tuas desditas! É nesta posição que Jesus te pede para amar ao próximo no conhecimento de ti mesmo, porque é em ti que se encontram as portas de tua paz, onde encontrarás o Cristo com os braços abertos, convidando-te para o banquete espiritual, onde existe a felicidade.
A nossa fala de hoje é FRATERNIDADE, palavra que nos inspira a paz interna, ambiente sem contradições que nivela todas as criaturas como irmãos, filhos do mesmo Pai. Todos os Espíritos se sentem bem no crescimento da amizade, mesmo os mais agressivos; todos – mas todos – procuramos afeto e sempre confiamos em alguém que também confia em nós.
Desenvolva em tua casa a FRATERNIDADE, em todos os aspectos do bem e do amor, dado este gesto representar sementes de luz que te clarearão o próprio caminho. O vigiar e orar de Jesus é no sentido de que permaneça em tua família a união dos sentimentos bons, é associar-se sempre com ideais enobrecedores e comungar com elevadas ideias, onde o bem comum é o ponto central das lides, é viver em FRATERNIDADE.
Sê extremoso com os teus, sem te esqueceres dos outros, porque uma família não pode viver no mundo sem cooperação das demais; eis porque a FRATERNIDADE deve ligar todas as criaturas em trocas permanentes de harmonia. Uma família, quando conhece e sente o valor da FRATERNIDADE nunca mais perde o caminho da alegria; está sempre de posse da amizade e respira um ar imantado de amor. Parece que estamos forçando-te, nestas mensagens, a abrir o culto do Evangelho em teu lar; não!… É somente um convite por sabermos dos bons resultados; as lutas necessárias ao teu aprimoramento, com Jesus na frente, são mais suaves e a tua confiança n’Ele dar-te-á a segurança em alcançar a vitória. A tua intimidade e a dos teus tornamse um cântico de louvor a Deus, com a esperança de que tudo se resolva dentro da vontade d’Aquele que é a Luz do Mundo. Luta, meu filho, porque as tuas lutas, com o Cristo na direção do bem, iluminarão tua casa e teu coração.
(Fonte: Livro Tua Casa – João Nunes Maia, pelo Espírito Ayrtes, fl.71)