TEU TRABALHO
Leitor amigo, estamos ao lado de teu trabalho. Para nós, ser-nos-á um fato muito precioso o labor de cada dia; costuma-se dizer que onde não há trabalho não pode existir vida e a vida é movimento! Como é digno do salário o laborioso e pode dele desfrutar as delícias! É de observação comum que o corpo vive porque trabalha. E os corpos que sucedem o físico e o espírito!… Deus opera permanentemente e Jesus nunca Se esqueceu de Suas obrigações diante do Pai Celestial.
Se estamos falando dos cuidados do dia-a-dia, não podemos nos esquecer do lar – alicerce divino de todas as nações do mundo; o trabalho maior nasce aí, como frontispício da sustentação da casa, como sendo todos os meios de viver melhor. O serviço é o caminho onde se geram todas as instituições elevadas e ainda nos traz tranquilidade à consciência; quanto mais perfeito o trabalho, mais luz nos chega pelos seus caminhos. Jamais poderemos abandonar essa virtude indispensável à vida! Os maiores exemplos nos chegam de todos os reinos de nossa Mãe Natureza.
A nossa palavra neste instante, para que nos aprofundemos nela, é ENERGIA. Essência fundamental do próprio trabalho, ela é que move tudo, para que a luz se faça para a glória de Deus e a felicidade dos povos. Estamos todos – encarnados e desencarnados – carregados de potência espiritual, esperando que despertemos, que busquemos essa luz dentro dos nossos corações, buscando o Cristo para nos ajudar a encontrá-la. Tenhamos firmeza em nossas atitudes do bem comum que, neste avançar, nossos passos serão mais firmes, nossas mãos mais seguras e a nossa cabeça mais acertada no ponto culminante do Amor.
Aqueles que abraçaram o comando de um lar não podem deixar de estimular a boa vontade em tudo que se dispuserem a fazer – desde quando seja dentro da honestidade – porque todo o vigor vem dos sentimentos puros, enaltecendo a vida. Não deves pensar nas facilidades e se as encontrares nos caminhos, não lhes dê importância; procura o roteiro onde o teu esforço pague o que recebes. Amplia o teu ânimo nos serviços da caridade, porque ela não é somente dar pão ao faminto; constitui-se até em dar um sorriso.
Como é graciosa uma criatura cheia de ENERGIA, mesmo para ser enérgico no comando do bom senso! O lar é uma oficina de trabalho, mas é também um centro de pesquisa, onde se testam todos os dons com que a vida nos presenteou. Ninguém precisa falar com ninguém se essa ou aquela pessoa está vivendo em pleno equilíbrio emocional e se já domina os seus instintos inferiores. Ela mesma sabe, pela vida que leva em seu próprio lar, testando todos os dias as suas próprias qualidades.
Revigora as tuas energias, meu irmão, no amor, na caridade e no perdão, que de uma pequena luz, passarás a ser um sol, onde todos os que te rodeiam serão aquecidos. Esse, meu filho, é o trabalho mais urgente a fazer dentro de tua casa.
(Fonte: Livro Tua Casa – João Nunes Maia, pelo Espírito Ayrtes, fl.41)