1. Qual a importância da família para a vida do espírito reencarnado?
Os espíritos que vêm para a Terra com o sentido de realizar seu trabalho de autorredenção e de héterorredenção, ou seja, de renovação pessoal, individualmente, e em vários grupos humanos, precisam encontrar o “caldo cultural” necessário, imprescindível ao desiderato buscado, no seio da família. Têm necessidade de achar o ninho familiar em boas condições para que, então desenvolvam a contento o seu labor.
É através da engrenagem familiar que cada filho de Deus, matriculado no educandário do renascimento, vai se preparando para aprender a conviver, a conhecer e a respeitar a humanidade. É graças ao esforço da convivência com três, cinco, dez pessoas na relação doméstica que cada indivíduo – viajor da estrada evolutiva terrena – adquire elementos intelectuais e sentimentais para lograr no remoto futuro compreender, cooperar e amar a imensa família universal, no que se refere ao universo terrestre.
Por meio da instituição familiar e de tantas outras composições em que a Divindade situa Seus filhos, reencarnados e desencarnados, é que o mundo vai alcançando, gradualmente, as várias dimensões do seu progresso intelectual, ético, moral, espiritual, enfim.
Fonte: Desafios da Vida Familiar -J. Raul Teixeira pelo Espírito Camilo. 2003, p.21