EDUCAÇÃO MORAL
Quando se discutem os problemas humanos no âmbito individual, familiar ou social, a questão da educação costuma surgir como condição básica em todas as perspectivas de solução.
Preconiza-se a educação integral, a envolver a educação intelectual, dos sentimentos e das habilidades, do corpo e da mente, em processo dinâmico e contínuo de aperfeiçoamento das forças humanas, para ensejar a harmonia dos indivíduos e de suas instituições.
A educação se processa através de influências entre indivíduos, que despertam e conduzem o educando à realização do seu aprendizado intelectual e moral. Faz-se a educação numa relação entre indivíduos, mas o aprendizado resulta da ação individual de aprimoramento. Faz-se o aprendizado juntos, mas cada um em si.
Na terceira parte de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec organizou a apresentação das Leis Morais, trazendo os fundamentos para a formação do senso de moralidade, ou seja, do bem e do mal, tendo em vista a natureza espiritual do ser humano, então, claramente demonstrada.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, posteriormente publicado pelo “Codificador”, veio aprofundar e complementar aqueles fundamentos morais, permitindo reconhecer nos ensinamentos de Jesus, a autêntica fonte de educação moral destinada ao aperfeiçoamento do homem e do seu mundo.
Com sua sublime influência, Jesus promove a educação dos sentimentos, despertando a consciência para o exercício da fraternidade e expandindo sua capacidade de amar, qualificando assim as demais potencialidades do espírito.
A educação moral é, portanto, a base da educação integral, a desenvolver-se a partir da entrega de cada ser à divina influência do Mestre Jesus para o transformador e amoroso aprendizado da felicidade.
Fonte: Jornal Palavras de Luz nº 39 – janeiro/2006