OBSESSÃO
(Terapia desobsessiva)
“Desobsessão não se realiza sem a luz do raciocínio, mas não atinge os fins a que se propõe, sem as fontes profundas do sentimento” (André Luiz – Desobsessão, Cap. 36).
O conhecimento sobre as causas e a formação dos processos obsessivos espirituais permite identificar os procedimentos para o tratamento da obsessão, entendida como a ação perturbadora persistente que um Espírito inferior exerce sobre outro.
Podendo assumir diversos tipos e graus de intensidade, que vão desde a simples influência moral até a perturbação completa do organismo e da mente, a obsessão espiritual pode alcançar todas as faixas etárias, sendo mesmo considerada como um dos mais sérios flagelos da Humanidade.
Na formação dos processos obsessivos, constata-se a atração que o espírito obsessor experimenta em função da afinidade moral e da sintonia vibratória com o obsediado. As vibrações provenientes de pensamentos, sentimentos, intenções de ordem inferior favorecem a atração e aproximação dos espíritos de estados mentais semelhantes, que encontram correspondência no campo vibratório do emissor.
Ressalvando-se as peculiaridades de cada caso e a complexidade dos quadros obsessivos, identificam-se como determinantes das obsessões, as causas morais, que são as provocadas pela má conduta do indivíduo na vida cotidiana, as causas relativas ao passado, que são aquelas provenientes do processo de evolução, as contaminações em ambientes em que predomina a influência de espíritos inferiores e as causas anímicas ou auto-obsessões, que são influências mórbidas residentes na mente do próprio indivíduo, com o cultivo doentio de pensamentos causadores de desequilíbrio nas suas áreas emocionais.
Estudando as causas e os múltiplos aspectos do problema obsessivo, o Espiritismo propõe formas de tratamento preventivo e recuperativo, tendo por base a conscientização do indivíduo a mobilizar a própria vontade, para direcioná-la na prática do bem e na reforma íntima, que modificam as atitudes e qualificam as vibrações mentais, estabelecendo condições de sintonia com padrões vibratórios elevados.
A prece, sublime ato de ligação entre a criatura e o Criador, é valioso auxílio em todos os casos de obsessão, assim como o passe magnético e a água fluidificada são recursos preciosos para tratar os efeitos das injunções obsessivas nas estruturas perispirituais.
As reuniões e palestras doutrinárias oferecem esclarecimentos e consolações que beneficiam encarnados e desencarnados, modificando-lhes as disposições íntimas, que igualmente são buscadas nas sessões mediúnicas de desobsessão, mediante as manifestações espirituais, o diálogo fraterno e o esclarecimento amoroso.
Fonte: Jornal Palavras de Luz nº 104 -Editorial.