ATENDIMENTO ESPIRITUAL NA CASA ESPÍRITA
(Amoroso Socorro).
A busca de solução urgente para dificuldades de ordem espiritual tem sido o objetivo do número imenso de pessoas que procuram socorro no centro espírita.
A Doutrina Espírita esclarece que o sofrimento humano é contingência da imperfeição, tendo causas na complexidade da alma em evolução, exigindo aprimoramentos que estabeleçam perenemente o equilíbrio e a harmonia das forças do espírito com as leis que regem sua destinação.
O conhecimento Espírita, resultante do estudo e da observação destas leis, além da iluminação da consciência para a ação da vontade esclarecida, ao revelar a dinâmica da realidade espiritual, permitiu reconhecer a gravidade e a multiplicidade de incidências espirituais, responsáveis por tão sérias quanto generalizadas perturbações.
O trato com tais quadros do sofrimento humano e a compreensão de seus fatores determinantes, levou ao desenvolvimento da terapêutica espírita, na qual se inclui os atendimentos espirituais, cujas denominações, embora de importância obviamente secundária, traduzem o caráter e os recursos que envolvem os procedimentos socorristas.
Esta terapia básica é um conjunto integrado de ações mediúnicas, magnéticas e de esclarecimentos, expressas pela prece, vibração, passe, manifestação mediúnica, doutrinação, emissões magnéticas e fluídicas e orientação fraterna.
Sob assistência da espiritualidade superior ocorre o atendimento a encarnados e desencarnados, com a neutralização de fluidos perturbadores, manifestação e desvinculação de influências espirituais, absorção de recursos energéticos, higienização e recomposição harmoniosa das forças mentais e orientação para o prosseguimento do tratamento espiritual.
Tão amplo conjunto de providências, no entanto, através da disciplina, da organização e da fraternidade, encontra solução dinâmica capaz de dispensar atendimento a expressivo número de necessitados, que buscam superar suas dificuldades espirituais.
Esta busca traz a oportunidade do serviço, do aprendizado e também de tratamento àqueles que participam como atendentes, lidadores no campo da mediunidade, a movimentála como instrumento do amoroso socorro que Jesus sempre dedicou e continua dedicando aos seus irmãos aprendizes da felicidade.
Fonte: Jornal Palavras de Luz nº 27 – Adaptado do Editorial