A CRIANÇA E O JOVEM
A criança e o jovem, embora em fases de desenvolvimento para a maturidade, são espíritos imortais retornando à vida física, em processo educativo estabelecido pelas leis naturais.
A visão espírita, por reconhecer os laços espirituais que formam a família, amplia a responsabilidade essencial dos pais no processo de educação de seus filhos. Cabe-lhes transmitir conhecimentos e valores, tendo a oportunidade e o dever de estimular o desenvolvimento dos bons sentimentos e de inibir as más tendências e influências.
Os ensinamentos de Jesus, estudados sob os fundamentos da Doutrina Espírita, constituem roteiro seguro para o aprimoramento da alma, assentando as bases da fraternidade e da construção da paz individual e social.
Os pais são os autênticos evangelizadores escolhidos pela vida para transmitirem aos filhos, sobretudo pela vivência exemplar e atitudes esclarecedoras, as sublimes lições do Mestre às novas gerações, formando homens e mulheres de bem, conscientes da própria realidade espiritual e despertados para os ideais superiores do espírito imortal.
As aulas de evangelização organizadas nos centros espíritas, constituem excelente instrumento para os pais, na desafiadora tarefa de educar integralmente seus filhos. Apresentado os ensinamentos evangélicos e doutrinários de forma sistematizada e com recursos pedagógicos adequados ao perfil psicológico das crianças e dos jovens, as aulas ensejam a aprendizagem de maneira atraente e estimulante.
O desenvolvimento das atividades, em ambiente fraterno e sob amorosa assistência espiritual, acentua a sensibilidade e incentiva a socialização, convertendo as reuniões de estudo em exercícios educativos que aproximam mente e corações, para, desde cedo, buscarem as verdades ensinadas por Jesus e estudadas por Kardec.
Evangelizar a criança e o jovem significa oferecer-lhes esclarecimentos decisivos para a sua formação moral, ativando a educação de seus sentimentos e estruturando o seu caráter com os valores cristãos, reconhecidos pelas claridades da Doutrina Espírita.
A evangelização da criança e do jovem é uma amorosa decisão dos pais, consentindo que a sublime presença de Jesus ilumine para sempre o destino destes que hoje são seus filhos.
Fonte: Jornal Palavras de luz nº 41 – março/2006