A CASA E O LAR
Para ensinar sobre as virtudes e a fortaleza da fé, Jesus utilizou a imagem da casa construída sobre a rocha, capaz de manter-se firme e resistir às chuvas e aos ventos das tormentas, contrariamente à casa construída sobre a areia, sem bases sólidas, cuja fragilidade a faz soçobrar ao impacto das tempestades.
Para ensinar a bondade de Deus, como expressão do Seu amor, Jesus utilizou a imagem do retorno do filho pródigo ao lar, encontrando nos braços paternos o carinhoso amparo para sua consciência ansiosa de renovação ante os tormentos de seus equívocos.
A casa que abriga o grupamento familiar precisa ter condições para oferecer proteção e acolhimento a seus ocupantes, quer se apresente primorosa em suas formas, quer seja construção modesta e muito simples.
A casa que habitamos é o nosso lar, mas a casa e o lar não se confundem.
A nossa casa é o ambiente onde moramos, o nosso lar é o ambiente em que convivemos. A casa bem construída reclama a sustentação de bons alicerces, o lar bem constituído exige a autenticidade dos bons sentimentos. A casa segura não subsiste sem fundações de confiança, o lar harmonioso não se mantém sem os fundamentos do amor.
As crianças, os velhos, os débeis, os doentes não são importantes para a edificação de uma casa, mas são úteis e mesmo indispensáveis na formação de um lar. A casa se faz com materiais diversos, o lar se compõe de corações e mentes. A casa pode ser o cenário de alegres encontros festivos, mas somente o lar pode ensejar a alegria de viver.
A casa pode significar uma bela aspiração realizada, o lar sempre significa aspirações em realização. A casa se ilumina sob os raios exteriores do sol, o lar depende do brilho interior das almas que convivem. A casa pode refletir carência ou prosperidade materiais, o lar sempre traduz limitações e possibilidades espirituais.
A casa é propriedade, o lar é responsabilidade. A casa pode ser de outrem, o lar é sempre nosso. A casa se reforma, o lar nos transforma. Na casa nos reunimos, no lar nos reencontramos. Deixar a casa é diferente de deixar o lar. Voltar para casa é diferente de voltar ao lar.
Sem Cristo, todo lar é uma casa. Com Cristo, toda casa é um lar.
Fonte: Jornal Palavras de luz nº 50 – dezembro/2006