VIVE COM O CRISTO
Não são poucas as noites de insônia para diversas criaturas aflitas que se multiplicam pela Terra.
Contudo, se cada coração viver afervorado aos esforços pelo bem comum, a tranquilidade trará o repouso da mente e do corpo, afastando-o dos desgastes desnecessários.
Há intensas angústias nas expressões torturadas, em ríctus nervosos, quando se está à cabeceira do enfermo amado, temendo a passagem que parece avizinhar-se.
Se se mergulhar a alma, porém, no estuário do amor do Cristo, toda a agonia cederá lugar, aos poucos, ao regime de calma que a compreensão dos divinos desígnios faculta.
Aumenta o número daqueles que se arrastam pelo mundo, mutilados pelos quadros que lhes foram impostos pelas guerras urbanas, expressas por todos os tipos de violências capazes de perturbar as mentes mais estáveis.
Bastará um pouco de meditação em torno dos ensinamentos do Cristo, para entenderse que tudo não passa de uma faixa tormentosa da vida coletiva, e que cada um que experimenta esses transes resgata, perante a Consciência Cósmica, os desatinos de antanho sob sua responsabilidade, guardando a certeza de que tudo cessará, logo mais, para que a Terra se converta num jardim de alegrias e de paz.
Revoltados indivíduos se lançam, aos magotes, aos descaminhos morais, admitindo que somente pela aceitação das experiências negativas da corrupção enlouquecida conseguirão vitórias nas alamedas do mundo, pisoteando aqueles que estejam sob sua governança, em qualquer praça de atividade.
Somente voltando os olhos para os céus é que esses infelizes adeptos da balbúrdia e da insanidade compreenderão que não há nada de negativo, que se realize nos caminhos terrestres, que não exigirá tempo e esforços para a correção necessária, e que os que se tenham complicado, conscientemente, deverão responder com maiores rigores, aprendendo a manter-se afervorados e confiantes nas leis sublimes do Criador, verificando que a rebeldia de nada serve nos roteiros de redenção.
Vive com o Cristo, tu que pretendes alcançar a luz por dentro de ti mesmo.
Vive com o Cristo, a fim de que com essa convivência logres compreender que viver é aprender a servir para o bem.
Vive com o Cristo e perceberás, a cada hora, que a evolução do mundo não depende senão da tua particular evolução, sendo o mesmo que o teu o compromisso de cada ser que pela Terra se movimenta.
Vive com o Cristo, cada dia mais intimamente, e verás que o Seu amor por todas as ovelhas do Seu aprisco é de tal magnitude que rogou ao Criador a permissão para que o Espírito Consolador se pudesse apresentar nas linhas do progresso humano, cooperando para que o mundo inteiro seja mais feliz, longe das aflições, das dores da saudade, das frustrações, dos rancores e das insubmissões inferiores.
Não será difícil compreender que, para viver-se com o Guia da Terra, em profunda experiência integradora, desenvolvendo-se o caráter, no que exista de mais sóbrio, de mais lúcido e grandioso, torna-se imprescindível o engajamento do indivíduo nas faixas da educação. Seja dessa educação que retira a criatura da fossa da ignorância ou daquela que ilumina o durâmen do ser, sensibilizando-o perante os lídimos valores morais, que, por seu turno, simbolizam a legislação divina impressa na consciência.
Enquanto a educação, que burila o intelecto e o sentimento, não se constituir numa rota bem-aventurada para todos, e para cada um, em particular, a aproximação consciente e enobrecida com o Sublime Condutor não se dará convenientemente.
Somente com o Cristo atingirá os pontos altos da ventura daqueles que se afervoraram ao labor da própria educação, analisando com maturidade os diferentes momentos da existência no mundo. Educa-te, assim, para que não tendo por que te desesperares, não vendo razões para te revoltares, não te permitindo delinquir e operando todo o bem que já és capaz de operar, faças a Terra altear-se, saindo da estação provacional-expiatória para galgar os novos degraus regeneradores.
Fonte: (Livro Educação e Vivências – Raul Teixeira, pelo Espírito Camilo, fl. 139)